segunda-feira, 4 de junho de 2007

Atividade Semana 6 - 17/24

Quando foi divulgada, pela UFRGS, a lista das disciplinas opcionais, eu não tive dúvida de quais disciplinas eu queria fazer. Então, como eram poucas as vagas, nas duas vezes que foram abertas as inscrições, eu esperei passar um pouco da meia-noite e fui para o computador fazer minha inscrição e garantir minha vaga. Tenho certeza que valeu a pena. Amei participar desta disciplina. Meu primeiro blog foi criado no Proa 1, e serviu como diário de bordo, mas a partir do Proa 17, pude ampliar meus conhecimentos e perceber sua potencialidade didática. A pesquisa sobre bubblesher também foi muito rica, e neste momento senti na prática o que se fala na teoria, a aprendizagem acontece com prazer e facilidade quando o aluno estuda/pesquisa aquilo que lhe interessa. Quando iniciamos a semana 4 eu estava um pouco atrasada com as atividades da disciplina, pois acabei minha prática na escola durante a semana 3, porém quando li o comunicado que o trabalho seria em grupo, segui as orientações das professoras e me dediquei à pesquisa do Bubblleshar, com a preocupação de poder contribuir e não prejudicar o grupo. Acredito que as integrantes do grupo se dedicaram, cada uma seguindo a sua caminhada, e conseguimos realizar um trabalho consistente e de qualidade, através da colaboração e cooperação de todas. Fomos instigados pelo Proa 17, a buscar novos conhecimentos, como a configuração do blog, que possibilita a inserção de vários recursos, música, hora, slideshare, vídeo, contagem de tempo, entre outros, assim como a possibilidade de trabalharmos com recursos como mapas on-line, HQ, thumbstacks... Tenho a convicção que a nossa busca só começou, pois mesmo terminado a disciplina vamos continuar explorando estas ferramentas, que apresentam inúmeras possibilidades de trabalho. Acompanhando os grupos colaborativos, fiquei assustada com a quantidade de recursos que eu nunca tinha ouvido falar, e recursos maravilhosos que vem enriquecer nossa prática pedagógica. Infelizmente, durante a disciplina não tive tempo de explorar cada um deles, tendo em vista que para realizar as atividades propostas eu precisava muito mais que às 5 horas previstas, mas como já disse, mesmo encerrando a disciplina quero voltar em todos os blogs colaborativos para testar as diversas possibilidades. Em nenhum momento tive dificuldade técnica, apenas de tempo. Passei por momentos de angústia por achar que não venceria as atividades, nunca me contentei em realizar atividade para cumprir tarefa e/ou prazo, sempre me dediquei ao máximo em tudo o que fiz. E nessa disciplina não foi diferente, aprendi muito, porém ainda não “saboreei” minhas descobertas. Por outro lado, tivemos a oportunidade de conhecer e trabalhar com uma infinidade de coisas novas, e isso é muito bom. Quero agradecer aos colegas e professores do proa 17 que nos indicaram o caminho, estimularam e instigaram na busca de novas aprendizagens. Foi muito significativo para mim participar desta disciplina, e com certeza vou dividir estes conhecimentos com os colegas professores da região de Ijuí, através do NTE. A nossa caminhada não acaba aqui, pois o processo de aprendizagem está sempre em desenvolvimento. Um forte abraço a todos.

2 comentários:

Suzana Gutierrez disse...

Oi Eveline

Fico feliz que tenhamos podido aprender tanto, pois esta disciplina foi para mim também um grande aprendizado.
Tu capturastes bem a nossa idéia de provicar, de mobilizar e fazer com que vocês se armassem das ferramentas necessárias para continuar aprendendo. As sementes estão aí pelos blogs. A idéia é cuidar, regar e acompanhar o seu crecimento que recém começou.

abraço!

José Antonio Klaes Roig disse...

Oi, Eveline, também sinto o mesmo que vc expressõu tão bem. Esa oficina dá inúmeras possibilidadas de aprendizagem, tanto com alunos como professores. E o mais legal dessa pós é a possibilidades de interação enter colegas de áreas distantes, em prol de uma educação de qualidade. Todos somos parceiros, com o apoio de nossos tutores e orientadores. Ess especialização proporciona essa intercâmbio e qualificação. Vi teu jogo no wiki e gostei. Estamos na mesma oficina, e jápostei 1º comentário lá no grupo 3. Até lá. Um abraço.